Para quem gosta de comida árabe, que eu amo, vá ao Folha de uva, em São Paulo. O restaurante lhe traz todo o sabor do Líbano!
O restaurante Folha de Uva, considerado um ícone da gastronomia libanesa em São Paulo, é comandado, há mais de 20 anos, pelo experiente Chef Samir Cauerk Moysés que coloca em suas receitas a tradição trazida nos livros de receita de seu avô.
A saga da família Cauerk, a culinária libanesa e a trajetória do Chef Samir é tão intensa que acabou virando um livro (Do Oriente para o Ocidente) extremamente bem cuidado que, como a própria vida da família, mistura tradição, história, luta e comida.
Tudo começou em 1900 quando o avô materno de Samir, o Chef Elias Hallab Cauerk, conhecido como “Hallab”, trouxe em bagagem todo material de sua cozinha, especiarias e uma enorme vontade de começara vida em novas terras. Desembarcou no Rio de Janerio e no ano seguinte, em 1901, inaugurou o Do Oriente para o Ocidente, o primeiro restaurante de comida típica libanesa que se tem registro no Brasil. O restaurante, instalado na Rua da Alfândega movimentou a região até 1940.
Quando o Chef Samir decidiu montar seu próprio restaurante, usou o caderno de anotações e receitas de seu avô e, inclusive, alguns objetos antigos trazidos na mala de viagem do Chef Hallab. A tradição e o respeito pela cozinha milenar é uma característica do Folha de Uva, que faz de suas mesas encontros memoráveis.
E este foi o segredo do sucesso do Folha de Uva: reproduzir com minúcias uma comida com pelo menos 5.000 anos de tradição e história.
Para isso, abusa dos pratos exclusivos e excepcionalmente bem preparados com especiarias. Destaque para o premiado Fatti de Cordeiro, o Bacalhau Mourisco e a Mussaka, além dos sanduíches Bastermá e Cheese Kafta que foi criado pelo Chef. Além do cardápio A La Carte seu famoso Buffet é apreciado pelo público e crítica e oferece todos os dias opções de pratos frios como tabule, quibe cru, pastas coalhada seca, homus, babaganush e m´hammara, e opções quentes entre elas charutinhos de folha de uva, arroz chairie (com macarrãozinho), mini kibes e esfihas crocantes, além das deliciosas sobremesas como o Mhallabye (manjar de leite com calda de damasco e água de flor de laranjeira). Faz parte do Buffet ainda escolher um dos grelhados da casa: filet mignon, frango ou kafta.
Sobre o Chef Samir
O Chef Samir Cauerk Moysés nasceu no Espírito Santo, passou parte de sua infância e juventude no Rio de Janeiro, na casa de seu avô, em cima do restaurante Do Oriente para o Ocidente.
Chegou à São Paulo para estudar e a cada final de semana de intensos estudos com os amigos, Samir pilotava a cozinha e servia verdadeiras maravilhas aos amigos. Formou-se engenheiro mecânico, trabalhou em grandes empresas, mas largou sua carreira para se dedicar aos cheiros e sabores da sua infância.
Inaugurou o restaurante Folha de Uva com cardápio baseado nas receitas de seu avô, cumprindo de forma rigorosa o melhor da culinária libanesa. Teve em sua mãe, tias e sogra, mentoras profissionais, a quem recorria a cada novo prato, a cada nova descoberta.
O restaurante Folha de Uva mantém-se no mesmo endereço desde sua inauguração, há mais de 20 anos, com clientes assíduos e novos sempre bem vindos, o espaço tornou-se um dos principais ambientes da gastronomia e cultura do país. Aberto no almoço e no jantar, oferece um buffet completo, com pratos quentes, frios e sobremesas, e também o serviço a la carte.
Entre os pratos mais solicitados estão o Charuto de Folha de Uva, o exclusivo Bacalhau Mourisco, o premiado Fatti de Cordeiro e também a Mussaka, passando pelas pastas, grelhados e doces. Mas o mais importante é a disposição do Chef Samir, sempre pronto para tirar dúvidas sobre qualquer detalhe ou segredinho das receitas libanesas.
Com esse seu jeito bom de contar histórias e mostrar receitas sem nenhuma preocupação em esconder segredos, Chef Samir é constantemente convidado a participas de programas de TV, matérias em jornais, revistas e sites, para falar sobre a culinária libanesa e apresentar suas receitas.
O livro Do Oriente para o Ocidente
O Chef Samir Cauerk Moysés, lança o saboroso livro Do Oriente para o Ocidente, numa mistura perfeita de histórias de família e receitas testadas por várias gerações.
Muito bem acabado, com fotos capazes de fazer salivar em cada folheada, o livro Do Oriente para o Ocidente está dividido em duas partes. A primeira é de histórias: curiosidades sobre o Líbano, sua culinária e a saga de sua família que imigrou para o Brasil em 1900. A outra parte do livro é formada por receitas incríveis retiradas diretamente do livro, ainda escrito à mão, de seu avô. O resultado é uma experiência única e apetitosa de gastronomia no papel.
O nome do livro Do Oriente para o Ocidente é uma referência ao nome do restaurante de seu avô materno, Elias Hallab Cauerk, que se instalou no Rio de Janeiro em 1901, criando o primeiro restaurante de comida típica libanesa no Brasil.
“Pobreza sem dívida é riqueza” Este é um entre tantos provérbios árabes que movimentam as páginas do livro, além de curiosidades que permeiam nosso dia a dia como a expressão colocar no prego e palavras árabes que estão em nosso vocabulário como morena, álgebra e alfândega, entre outras.
O livro traz desde receita de quibes e esfihas tão comuns e tão especiais ao mesmo tempo, até o exclusivo Bacalhau Mourisco. Conta ainda com a premiada Fatti de Cordeiro e a Mussaka, passando pelas pastas, grelhados e doces. Mas o mais importante é a disposição do Chef Samir, sempre pronto para tirar dúvidas sobre qualquer detalhe ou segredinho das receitas libanesas.
Folha de Uva
Telefone: (11) 3062 2564
Este número não existe! PODERIA NOS INFORMAR O NÚMERO CORRETO.