Um clássico! A Lagosta Thermidor é um dos pratos de frutos do mar mais famosos e emblemáticos.
Rico e empolgante, é perfeito para uma ocasião muito especial.
A lagosta à thermidor tem tudo de bom. Não só apresenta um dos ingredientes mais sofisticados de qualquer despensa, mas o combina com alguns do mais ricos, queijo, creme de leite, vinho e conhaque.
Este prato já ficaria delicioso se fosse servido numa simples travessa branca, mas, naquela casca magnífica, é um espetáculo para os olhos, nariz e papilas gustativas.
O calor daquela armadura avermelhada adicionado ao aroma da praia, assim que chega à sua mesa, é paraíso! E para finalizar, tem o melhor nome: Thermidor!
Não sei se vocês sabem , mas os revolucionários franceses, rebatizaram os meses com nomes que tinha a ver com o clima! Thermidor fazia referência ao calor do verão e ficou famoso por um dos últimos acontecimentos violentos da revolução, conhecido como Reação Termidoriana porque aconteceu em 9 Termidor Ano 2 (27 de julho de 1794) e viu o grande líder revolucionário Robespierre ser denunciado, preso e decapitado.
Cem anos se passaram até que o dramaturgo Victorien Sardou retratar a Revolução num contexto teatral. Sua Peça Thermidor conta a história de um jovem ator que se infiltra no poderoso Comitê de Segurança Pública e queima seus arquivos, salvando vítimas potenciais. Foi um evento teatral muito esperado na época, sendo classificado o evento da temporada.
Os restaurantes ao redor do teatro e fervilhavam. O restaurante que mais cresceu nesta época era o Chez Marie cuja placa de especiais do dia tinha apenas três palavras: “Hoje Lagosta Thermidor”.
A criação do Chez Marie foi, quase com certeza, inspirada pelo prato criado por Charles Ranhofer. chef do Delmonico’s de Nova York. Sua versão consistia de lagostas cobertas por um molho de creme de leite, vinho Madeira e pimenta caiena. O nome original era Lagosta Newberg, em homenagem ao capitão da marinha, que tinha indicado Ranhofer ao Delmonico’s. Mais tarde eles se desentenderam e ele tirou o prato do cardápio, mas os clientes exigiram a sua volta.
Orgulhosos, os franceses resolveram fazer seu prato um pouco diferente do original usaram mostarda ao invés de pimenta caiena e conhaque no lugar do Madeira. A peça e o prato foram lançados no mesmo dia. Não é preciso ser um crítico para dizer quem se deu melhor nesta história. O público se ofendeu com o enredo contra o governo e a peça foi proibida. Mas, a lagosta fez um sucesso instantâneo!
Com muitos ingredientes, o prato é relativamente simples. O chefs franceses levavam a receita na mala para mostrar ao mundo. Nessa mesma época, a Belle Époque, os visitantes que vinham a França, buscavam o vinho e o prato.
Nos EUA, a receita se popularizou por Julia Child, que a publicou em 1960.
Até hoje, em qualquer lugar, ver uma Lagosta a Thermidor em um cardápio, é certeza de uma noite especial.
Fonte:Quem colocou o Filé no Wellington?
[purerecipe]Ingredients
- 1 de 750 gramas Lagosta cozida
- 20 gramas Gruyère ralado na hora
- Sal
- Pimenta do reino moída
Para o molho
- 30 gramas Manteiga
- 1 Cebola pequena bem picada
- 30 ml Conhaque
- 250 ml Caldo de peixe fresco
- 100 ml Creme de leite fresco
- 1 colher de chá Mostarda Dijon
- 1/2 Suco de limão
- 2 colheres de sopa Salsa picada
- 1/3 de xícara Vinho branco para perfurmar
Instructions
- Preaqueça o grill em temperatura alta.
- A lagosta virá inteira do peixeiro, então você tem de cortá-la ao meio e tirar a carne desde o fim da cabeça até a cauda e reservar. Procure fazer isso de forma a obter pedaços grandes.
- Limpe a casca e elimine qualquer substância - ela não é perigosa, só é desagradável. Retire a carne das pinças e, novamente, faça isso com cuidado e procure obter os pedaços grandes de carne. Este prato depende muito da apresentação.
- Para fazer o molho, derreta a manteiga numa panela até que comece a espumar, adicione a cebola e refogue até que fique macia, sem deixar dourar.
- Junte o conhaque, acenda e flambe até evaporar todo o álcool.
- Coloque o caldo de peixe, o vinho e o creme de leite e deixe levantar fervuras.
- Cozinhe em fogo baixo até que o molho tenha reduzido até a metade e engrossado.
- Acrescente a mostarda, o suco de limão e a salsa.
- Coloque a carne da lagosta na casca e despeje o molho por cima.
- Polvilhe o queijo, tempere e coloque sob o grill para dourar.
- Sirva imediatamente com uma travessa de batata palha ou uma saladacrocante de folhas temperada com azeite e suco de limão.
Que ótimo texto, é muito bom saber de onde vem alguns pratos!
Adorei o texto. Muita curiosidade e pra quem vai fazer lagosta à Thermidor é bom saber da história pra contar aos convidados.
Nao entendi sobre a lagosta ir pro grill no final, sem ser cozida antes…..
Vai crua pro grill ?
Pq no inicio da receita nao fala pra cozinhar.. fala direto da peixaria,tira a carne da casca e reserva!
Em ingredientes diz “lagosta cozida”. Provavelmente você vai cozinhar ela inteira, e depois vem o passo a passo.
Eu costumo por a cebola em um pouco de manteiga já aquecida e a lagosta. Quanto a cebola começa a mudar de cor, coloco o conhaque para flanar e só então coloco o molho, em seguida o queijo e ponho para gratinar.
Fica perfeito!
Eu costumo por a cebola em um pouco de manteiga já aquecida e a lagosta. Quando a cebola começa a ficar transparente, ponho o conhaque para flambar e só então coloco o molho. Em seguida incluo o queijo e ponho para gratinar.
Fica perfeito!
Não tem vinho nos ingredientes mas está no passo a passo. qual a quantidade? parabéns pelo texto e pela receita. dentre tanta informação foi a que mais gostei!!
Desculpe a nossa falha, já consertamos no site, 1/3 de xícara d vinho somente para perfurmar.
O conhaque é de vinho ou gengibre?
Conhaque é sempre feito de vinho. De gengibre ou alcatrão nem poderia ser considerado conhaque, já que a bebida original é de cognac, na França é feita de vinho.
Segui a receita e ficou um prato elegante e delicioso!! Excelente receita!!
HummmmmmmmmmmmmmmmmmmmhummmmmmmmmmmmmmmmmmmmhuuuuuuuuúmmmmmmmmmmmmmmmhHummmmmmmmmmmmmmmmmmmmhummmmmmmmmmmmmmmmmmmmhummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmMUITO BOOOOMMMMMMMMMMMMMMMMMM