Em italiano quer dizer “creme cozido”.
É uma sobremesa tão delicada, macia, doce. Na Itália come-se panna cotta branca e imaculada, macia como nenhum pudim de leite, com perfume de baunilha real, em fava, e com a calda mais espessa, mais rubi, mais doce e ao mesmo tempo azedinha, feita com frutti di bosco, as “frutos do bosque”: uma miríade de groselhas, framboesas, amoras, mirtilos, todos fresquíssimos e explodindo de maduros, repletos de aroma e sabor.
[purerecipe]Ingredients
- 300 g Creme de leite fresco
- 300 g Leite integral
- 125 g Açúcar
- 5-7 g Gelatina em pó
- 1 colher de chá Essência de baunilha ou fava
Instructions
Preparo:
- 1. Aqueça o leite, o creme de leite e o açúcar até que este tenha dissolvido. Não deixe ferver, ou o calor matará a capacidade de gelatinização da gelatina.Coloque as sementes e a fava da baunilha
- 2. Enquanto isso, coloque a gelatina em água (25g ou 35g, de acordo com a quantidade da gelatina). Deixe que ela absorva toda a água.
- 3. Desligue o fogo, jogue a gelatina dentro do creme e mexa até dissolver. Junte a baunilha.Coe,se usar fava não precisa da essencia
- 4. Distribua entre as forminhas,untadas com oleo e agua deixe esfriar e leve à geladeira até firmar. Na hora de servir, passe uma faquinha pelas laterais e desenforme, cobrindo com calda de caramelo, chocolate ou frutas vermelhas.
- 10 forminhas pequenas
- CALDA VERMELHA
- 400 grs. frutas vermelhas variadas congeladas
- 200 grs de açucar
- 1 1/2 xicara de agua
- Numa panela,leve ao fogo o açucar com a agua e deixe ferver ate obter uma calda grossa
- Vire as frutas ,deixe levantar fervura e deslique o fogo
- Deixe esfriar e leve para gelar
- Dica: A gelatina em pó em quantidade menor produz uma panna cotta mais macia, e a maior, uma mais firme; escolha a que quiser.
Que delícia, eu amo Panacotta!! Essa receita é muito boa, vou fazer amanhã e te conto.
Bjs
victoria,
depois me diz se deu certo
bjs bia