Milad Alexandre Mack Atala , um nome surpreendente !
Nascido e criado em São Paulo , originário de família palestina , ele é hoje, reconhecidamente , uma estrela, um dos maiores Chefs da gastronomia mundial !
Admirado por sua grande criatividade e habilidade em mesclar sabores e culturas, eis aqui um artista, que, conscientemente, mudou a maneira de cozinhar em seu país, o que transmitiu ao mundo uma imagem especial do Brasil .
Algo parecido com o que ele fez pela culinária brasileira é o que esperamos encontrar em um dos nossos chefs egípcios !
Não resta dúvida de que suas receitas e sua filosofia evocam, igualmente, São Paulo, essa cidade brasileira, sinônimo de alegria de viver e da alta gastronomia !
Em suas mãos ingredientes brasileiros, cuja produção é por ele supervisionada , encontraram reconhecimento, além de novas e ousadas maneiras de utilização.’
Sob a constante inspiração das culinárias francesa e italiana, inovações no preparo dos pratos foram surgindo, concretizando a boa reputação do chef no país e no exterior.
Sua técnica impecável ao usar ingredientes como o Suco de Tokobu, peixes como Biraroko e Piraíba , além de plantas e ervas , em uma mescla pessoal lhe garantiram um lugar de honra entre os 50 melhores restaurantes do mundo .
D.O.M. , acrônimo da locução latina Deo Optimo Maximo, seu restaurante em São Paulo, figura nessa seleta lista .
Esta reportagem foi enviada pela prima Liliane El-Khoury, que mora no Cairo. Foi tirada da publicação Al Beit”
Agradeço o carinho de Liliane com o nosso país, tão carente de bons exemplos.
Fiquei orgulhosa em ler sobre esta revista em que nosso chef brasileiro Alex Atala aparece em grande destaque.
Num momento em que o Brasil passa por momentos de pouco orgulho com seus filhos, tenho um sentimento de alegria e esperança.
Dizem que através da mesa, unimos as pessoas, que comecemos por aí! Via Atala!
Cara Silvia ,
Concordo com você , viva Atala !
Para reforçar seus votos , uma bela palavra da língua
árabe : Inshallah ( se Deus quiser ) !!!!
Obrigada , um abraço ,
Maria Eugenia
Maria Eugenia minha linda, ótimo saber e ler artigos que trazem o reconhecimento dos poucos brasileiros que sobressaem pelo lado positivo. Nos 50 melhores da América Latina, pela revista inglesa Restaurant, Alex Atala ganhou o Prêmio Diners Club pelo conjunto de sua obra: ajuda a cozinha brasileira a aparecer na gastronomia mundial, trabalha para modernizar os pratos simples e tradicionais da nossa culinária, elevando esse pratos a um patamar de “gourmet”. Além dele desempenhar um papel importante na descoberta e defesa dos ingredientes brasileiros, ele é a inspiração para os milhares de chefs. Adorei seu post, bis amor
Oi , Dilu !
Sim , a César o que é de César !
Viva Atala !
Obrigada , um beijo ,
Maria Eugenia