Os bolos, nas mesas mineiras, são importantíssimos na manutenção da alegria  à mesa!

1. Guarde o fermento fora do refrigerador e preste atenção na data de validade. “Conservado na geladeira, ele sofre alterações e tem sua ação diminuída. Se estiver vencido, o bolo pode não crescer”. “Ele deve ser o último ingrediente adicionado à massa”, completa. Faça o teste do fermento. Coloque 1 pouco de fermento em pó na mão e ponha 1 pouco de água, se borbulhar pode usar sem susto o fermento

2. Utilize farinha sem adição de fermento, já que cada receita pede uma quantidade específica. “Procure peneirar este ingrediente para se certificar de que não há nenhum resíduo e para deixá-lo aerado”, indica a especialista.

3. Prefira ovos frescos e procure mantê-los em um local arejado. “Você pode deixá-los na geladeira, mas na hora de utilizá-los, devem estar em temperatura ambiente”, explica. Outra dica importante: antes de acrescentá-los à massa, quebre um a um em um recipiente separado, para ver se nenhum deles está estragado.

4. Procure bater a massa em velocidade baixa e alternar os ingredientes secos e líquidos. Se a receita indicar o uso das claras em neve, adicione-as por último. “Você precisa misturá-las delicadamente. São elas que fornecem o ar, dando leveza à massa”.

5. Na hora de assar, preaqueça o forno por vinte minutos, para que a temperatura interna esteja ideal para o cozimento. Mantenha uma média de 180 ºC e só abra a porta quando estiver bem perto do tempo indicado pela receita.

6. Ao tirar o bolo do forno, não deixe que ele encoste em uma superfície fria. Se a massa quente esfriar muito rapidamente, murcha. Também não coloque o bolo sobre o fogão. Ele vai demorar para esfriar e a massa pode ressecar.

7.  Depois de untar uma forma com manteiga e farinha, coloque-a na geladeira por cinco minutos para hidratar melhor a farinha. Assim o bolo vai desgrudar mais facilmente da forma.

8. Unte apenas o fundo das assadeiras baixas. A massa crescerá por igual, grudando nas laterais, o que deixa o bolo retinho. Depois, desgrude as laterais com a ajuda de uma faca.

9. Bolos que não levam claras em neve ou ovos batidos têm dificuldade para crescer . Como sua massa é mais compacta, ele deve assar em temperatura mais baixa para que o fermento empurre a massa para cima, sem ajuda da estrutura criada pela albumina da clara.