Fomos a Sintra e conhecemos o belo palácio da Pena, situado dentro do Parque do mesmo nome constituem o expoente máximo em Portugal do romantismo do século XIX. É Patrimônio Cultural da Humanidade.
Ele fica no alto da Serra de Sintra e possui uma mistura de estilos arquitetônicos.

Foi construído por Fernando Saxe-Coburgo-Gotha para a sua amada a Rainha Maria II filha de D. Pedro I do Brasil.
Ele contratou um arquiteto alemão e pediu  para construir um palácio de verão com tudo o que tivesse direito na época. É cercado por um parque com plantas de todas as partes do mundo. Lembra um pouco a nossa Tijuca.
Hoje é um museu belíssimo.

Quem vai lá não pode deixar de ir a Piriquita e comer os famosos Travesseiros, doce  tradicional do lugar. Bem no centro da cidade.

A manhã estava linda e não muito fria, andamos muito e ficamos logo famintos. Descemos a serra e estávamos prontos para comer o tão esperado leitão, seguimos por uma estrada e chegamos depois de 15 km ao Restaurante O Caneira.

A leitoa é uma tradição portuguesa que vem talvez do final do século XVIII, e já nesta época a região possuía alguns bons assadores. Surge neste período o nome Caneira.
O restaurante foi aberto em 1991, com a especialidade centenária no Leitão Assado, seguindo a tradição e o nome da família, que mantém o segredo da iguaria.
Eles possuem um matadouro próprio.
Fomos recebidos pelo Sr. Caneira em pessoa, uma pessoa muito gentil, que mostrou o melhor da hospitalidade portuguesa.

Deliciamos com o leitão tenro e bem assado, com tempero na medida certa, ele vem acompanhado de batatas, saladas e de um arroz maravilhoso.  Acompanhado do bom vinho da enorme adega que a casa possui.
Os cavalheiros foram convidados a ir até ela escolher o vinho.
Ficamos horas a degustar o maravilhoso leitão, no final o atencioso Sr. Caneira nos brindou com uma bagaceira que veio numa pedra de gelo e com dois porquinhos de cerâmica, como o da foto abaixo.
Uma gentileza!

Quem for a Sintra, deve se aventurar e chegar até o Caneira. Vale a pena conhecer, o leitão é inesquecível.

Restaurante O Caneira
Avenida Gen. Barnabé Antônio Ferreira, 172 Negrais
Telefone:21 967 09 05 / 21 967 08 53 


Fax:
21 967 08 01
E-mail:caneira@caneira.com
GPS:38.8777° N 9.271614° W (+38° 52′ 38.48″, -9° 16′ 13.44″)