É verão e verão lembra água de coco… Aquela brisa batendo na beira do mar e você saboreando uma água de coco geladinha! Que delícia! Importante aliada para a hidratação do corpo, a água de coco é muito lembrada na estação mais quente do ano, ganhando fama nos quiosques da praia.

A bebida é rica em vitaminas em minerais que ajudam o corpo a funcionar com mais eficiência, fundamental para evitar a desidratação.No entanto, existem diversas dúvidas acerca da água de coco e dos reais benefícios que ela traz a saúde, será que engorda?Ela possui calorias como qualquer alimento, portanto, tome com moderação.

Ela não pode substituir a água, rica em minerais, principalmente sódio e potássio; a água de coco auxilia na reposição desses nutrientes, principalmente nos casos de doenças que envolvam enjoos e vômitos. Por conter substâncias de absorção rápida, a água de coco ajuda na recuperação dos minerais perdidos pela da urina e pelo suor, sendo uma ótima pedida para evitar a desidratação. No entanto, nenhuma bebida pode substituir a água, a ingestão deve ser conjunta para que corpo fique saudável.

É muito bem indicada para quem faz exercícios físicos. Cerca de 100 ml de água de coco possuem 250 mg de potássio e 105 mg de sódio, além de vitamina C, magnésio, açúcares e cálcio. Ela contém substâncias de que o organismo precisa. Isso faz da água de coco a melhor opção para repor os fluidos perdidos durante a atividade física e ainda dá energia para terminar um circuito.

Os nutrientes do coco não valem por um lanche. Os carboidratos que compõe a água de coco são os chamados simples, ou seja, de fácil absorção, e por isso não oferecem saciedade. No entanto, se você acompanhar a água de coco com bolachas salgadas ou outra fonte de fibras, o lanche fica completo.

A água de coco pode ajudar na eliminação de inchaço. O potássio presente na água de coco ajuda na eliminação de líquidos, tornando a bebida um importante diurético. Por conta disso, seu consumo pode ajudar a combater o inchaço, desde que a água não seja dispensada, para equilibrar o consumo de sódio.

Os diabéticos devem tomar com moderação porque 200 ml de água de coco contêm 40 calorias e 10 gramas de carboidratos, o equivalente, em média, a uma fruta. Por isso, quando ingerir água de coco, o portador de diabetes deve considerar essa bebida como uma fruta, contabilizada na recomendação de três a quatro frutas por dia.

Ela ajuda na  prevenção de doenças cardiovasculares. O potássio presente na água de coco age estimulando a eliminação do sódio do organismo, diminuindo a retenção de líquidos e a pressão arterial. Dessa forma, alimentos ricos em potássio são muito recomendados para hipertensos ou pessoas no grupo de risco para doenças cardiovasculares. No entanto, a ingestão da bebida por pessoas com problemas cardiovasculares deve ser sempre ser orientada por um profissional nutricionista.

Ajuda a prevenir câimbras, por ser rica em magnésio e potássio, a bebida ajuda na prevenção de câimbras, cuja principal causa é o acúmulo de ácido lático no tecido muscular, devido à ausência de oxigênio – e esses nutrientes ajudam a regular esse sistema. Além disso, a água de coco é rica em aminoácidos, que ajudam na formação de massa muscular.

A água de coco ajuda a combater o envelhecimento precoce, a bebida é rica em vitamina C, um poderoso antioxidante que ajuda principalmente no rejuvenescimento da pele, prevenindo o aparecimento de manchas causadas pelo excesso de exposição ao sol. Além disso, a bebida contém fito hormônios como as citokininas, que tem efeito antienvelhecimento e anti câncer. No entanto, as quantidades desses nutrientes na água de coco são pequenas, sendo necessário ingerir uma grande quantidade para aproveitar os benefícios.