Não se engane com a aparência simples, pálida deste legume.

Pode ser usada crua e colocada na testa paradores de cabeça e contra irritações da pele. A batata-baroa é bastante indicada para quem sofre de doenças renais. Para eritemas ou queimaduras solares, se faz uma compressa com batata ralada que é trocada três vezes ao dia.

parsnip-roots-tubers-215-d110486_vert

O suco feito com batata é excelente remédio para ulceras do estômago e do duodeno, desde que tomado em pequenas doses, pois o seu uso exagerado pode provocar sintomas de intoxicação. A água do cozimento da batata serve para prevenir e combater a gota.

É um alimento de alto valor energético, pois é rico em amido. Comparada aos outros tipos de batata é a que possui maior teor de ferro, fósforo, cálcio, potássio e magnésio. Possui, ainda, vitaminas C, do complexo B e é rica em betacaroteno (provitamina A).

Valor Calórico:

100 gramas de batata-baroa cozida fornecem 125,5 calorias.

Propriedades Medicinais:

Por ser energética, é indicada para idosos, crianças e pessoas com o organismo enfraquecido. A batata-baroa também ajuda a eliminar o excesso de água do organismo, facilitando a eliminação da urina. Devido ao seu alto teor em cálcio e fósforo, é bastante indicada para a formação de ossos e dentes fortes e saudáveis.

Fonte: Helena Nutricionista