Quando as frutas e os legumes estão no auge da estação, elas se tornam mais bonitas, coloridas e saborosas. E a gente fica pensando como congelar e manter os sabores mais apreciados em outra estação.

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Frutas

Muitas frutas congelam muito bem, tais como, morangos, cerejas, pêssegos, ameixas ou melões. Para congelar, lave a fruta em água fria e seque totalmente, como uma toalha de cozinha ou papel absorvente. Depois de seca, prepare a fruta como se deve: tire as folhas e pique, remova as sementes dos melões, por exemplo.

Deposite as frutas preparadas num tabuleiro ou numa folha de papel de cozinha.Congele por algumas horas, até a fruta ficar sólida, e aí transfira para uma embalagem plástica, e aperte até tirar todo o ar possível.

A fruta congelada por ficar guardada por até 3 meses, e você pode usá-la em vitaminas, ou espalhar sobre sua granola e iogurte, ou assar em tortas.

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Vegetais

Alguns vegetais congelam super bem, outros não. Nem tente congelar vegetais que você consome cru, como alfaces.

Lave os vegetais em água fria e aí corte as abobrinhas, beringelas, milhos, ervilhas. Os tomates e os milhos devem ser congelados inteiros, fica, melhor.

A maioria dos vegetais precisam ser escaldados antes serem congelados. Fazendo isso, você impede que a atividade das enzimas paralize, portanto, impede que mude a textura e a perda de nutrientes. Escaldar também ajuda na manutenção da cor original. O processo é simples, ferva por alguns minutos os vegetais em água salgada fervente. Escorra e enxague em água fria até esfriar.

A única exceção são os tomates. Se você quiser congelar tomates sem a pele, o escaldamento pode favorecer a saída da pele, ou você pode congelar sem escaldar.

Uma vez escaldado, deixe os vegetais secarem num papel toalha ou num tabuleiro. Então, transfira para o saco plástico.

Vegetais congelados também pode ficar até 3 meses no freezer. Aproveite-os em sopas, cozidos,  ou assados. E também, os tomates podem ser destinados aos molhos.

 

Fonte: Epicurious