Mais  umas  dicas  que  recebi  de  amigos,  estou  repassando  e  complementei  com  pesquisas  da  internet.Achei  bacana, interessante  e  útil.papel

O papel alumínio é comumente usado na cozinha para embalar alimentos, para assar e cozinhar. No entanto, a sua utilidade não para por aí. Veja como tirar o máximo proveito de um rolo de papel alumínio empregando-o para coisas nas quais você provavelmente nunca pensou que ele podia ser usado.papel1 

  • Grelhe peixe ou legumes. Adicione os temperos e envolva com o papel alumínio de forma segura. Coloque sobre a grelha quente. Quando terminar, abra a folha e coloque os peixes ou legumes em uma travessa e jogue fora o papel alumínio. A boa notícia é que não haverá nada mais para limpar. papel2
  • Asse um peru. Coloque o peru em uma assadeira e cubra-a com papel alumínio. Isto irá reter os sucos no peru enquanto assa, para que todas as partes assem completamente, sem que a ave possa acabar queimada. Retire o papel alumínio na última hora, para que a pele do peru fique dourada e crocante.

papel3

  •  Prepare com antecedência sanduíches torrados quentes ou frios para levar com você em um piquenique. Coloque-os em uma folha de papel alumínio resistente. Enrole o sanduíche, dobre a folha firmemente, dobrando as extremidades para baixo cuidadosamente. Horas mais tarde, quando você for comê-los, eles permanecerão na mesma temperatura de quando você os fez.
  • Cubra uma assadeira com papel alumínio resistente, acrescente carne, legumes e um molho de sua preferência. Dobre bem a parte de cima da folha de modo que esta se encontre bem envolta sobre a carne. Coloque no forno e deixe assar. Quando o jantar estiver pronto, retire a carne e jogue fora a folha de papel alumínio, sem ter panelas para lavar ou esfregar.

Dicas úteis de como usar papel alumínio em casa

Afiar tesouras, limpar panelas, acabar com as goteiras… Selecionamos utilidades que o papel alumínio pode ter em sua casa:

images

1 Afie tesoura e faca.

Sabe aquela tesoura cega que você já deu como perdida ou esqueceu no fundo da gaveta? Recupere-a usando papel alumínio! É simples: pegue esse papel, amasse-o e corte-o com a tesoura cega. Faça esse processo 10 vezes seguidas. Depois de um tempo, você até irá precisar tomar cuidado para não se cortar (porque a tesoura vai estar superafiada!).

2 Economize energia na hora de passar roupa.

Você se cansa passando roupas? Na próxima vez, cubra a mesa de passar roupa com papel alumínio, deixando a parte brilhante do papel para cima. Por cima do papel, coloque uma cobertura: pode ser um lençol, por exemplo. Aí basta passar: o legal é que o alumínio irá refletir o calor e você só precisará passar a roupa de um lado (porque o outro já estará lisinho).

papel5 papel4

3 Deixe brilhando aquela panela suja.

 

Tire sujeiras difíceis, esfregando pedaços de papel alumínio nas panelas.

4 O papel alumínio também é um amigo da dona de casa para evitar a sujeira. Quer uma dica? Forre o fogão com ele e, quando fizer uma fritura, por exemplo, será muito mais fácil limpá-lo (ou simplesmente substituir o papel).

5 Acabe com o mau-cheiro da geladeira.

Sabe quando a geladeira fica com aquele cheiro desagradável de alho? Basta cobri-lo (ou outros alimentos) com filme plástico e, em seguida, com papel alumínio. Além de evitar o cheiro, o processo mantém a umidade do alimento.

6 Por falar em embrulhar alimentos, talvez você tenha uma dúvida muito comum: qual lado do papel alumínio deve ficar em contato com o alimento que irá ser assado? O melhor é o brilhante, que é o mais liso e evita que a carne grude no papel.

7 Frutas embrulhadas são conservadas por mais tempo fora da geladeira. Então, cortou uma maçã e não quer deixá-la na geladeira? Embrulhe-a com papel alumínio e ela será conservada por mais tempo.

Use o alumínio para confeitar. Com o papel, faça um cone multiuso. Moldável e impermeável, ele não irá sujar suas mãos e irá quebra o galho na hora de preparar doces, por exemplo.

9 Aposente o veda-rosca. Se a porca ou o parafuso não estiverem encaixando durante uma construção, enrole-os com papel alumínio. Esse papel fará a pressão exigida para que ele fique preso.

10 Acabe com as goteiras. A dica é simples: use o papel alumínio para cobrir forros com goteira. Como ele é impermeável, nenhuma água irá invadir lugares indesejados.

11 Sem cheiro de cebola
Usou só uma parte do tempero? Embrulhe o restante em filme plástico, depois em uma folha de alumínio, e guarde-o na geladeira – o cheiro ficará contido na embalagem e não passará para os outros alimentos. Além disso, a cebola vai se manter fresquinha e úmida por mais tempo.

12 Assado uniforme
Você provavelmente já envolveu carnes em folhas de alumínio para assá-las por igual, sem ressecar nenhum cantinho. Mas talvez não saiba qual lado do laminado deve ficar em contato com o alimento… Descobrimos a resposta para você: por ser mais lisa, a parte brilhante adere menos à comida, evitando que a casquinha do assado grude no papel.

13 Forno e fogão sempre limpos
Antes de assar ou gratinar os alimentos, cubra o fundo do forno com papel-alumínio – os eventuais respingos da forma caem na folha. Ao final, espere o forno esfriar, retire o alumínio sujo e jogue-o fora. Ele também serve de protetor de fogão na hora de preparar frituras e molhos: basta colocar o papel sobre a chapa, deixando os bicos das chamas livres.

14– Acabou o Bombril

papel6

Você acabou de fazer um churrasco e precisa limpar a grelha? Caso a palha de aço que você normalmente utiliza para esse ingrato trabalho tenha acabado, basta pegar um pedaço de papel alumínio, fazer uma bolota e esfregar normalmente.

15 – Adaptador de pilhapapel7

Comprou pilhas AAA e descobriu que, na verdade, você precisava das de tamanho AA? Nada de pânico! Faça pequenas bolinhas de papel alumínio e posicione-as nas extremidades das pilhas.

 16– Forcinha extra

papel8

Está com dificuldade de mudar os móveis de lugar sobre uma superfície coberta com carpete ou tapeçaria? Embrulhe os pés de sofás ou outros objetos pesados com papel alumínio e comprove como fica muito mais fácil arrastá-los.

Para terminar:

Existe ainda a polêmica do uso de alumínio em refeições podendo causar doenças e até o Mal de Alzheimer. Sabemos que, não há prova definitiva. Mas, muitas questões a esse respeito são levantadas.

Unknown

Não há garantia que o alumínio não causará o problema ou trará outras consequências para a saúde. O acúmulo de metais pesados é prejudicial e conta com o auxílio de outros fatores de risco, como o envelhecimento. Ficar mais velho é um processo pelo qual todos nós passamos, não há como evitar. Nesses casos, o alumínio também pode servir de gatilho para o Alzheimer. O uso correto do papel alumínio na cozinha pode ser uma forma de reduzir o contato do metal com a comida, já que a parte brilhante adere menos ao alimento.