Podemos tirar partido do fruto para nosso próprio beneficio, tem poder curativo.

O sabor de um figo pode ser lendário, a sua fragrância é divina. Comparada com outras frutas, o figo que tem forma de lágrimas gordas contém grandes quantidades de ferro, potássio e magnésio Também tem cerca de duas gramas de fibra por fruta – E meia chávena contém tantas miligramas de cálcio como de igual quantidade ao leite. Com origens no Mediterrâneo, os figos são talvez as mais antigas plantas cultivadas.

Fresco ou seco, o figo é considerado um laxante confiável, devido ao seu grande conteúdo de celulose e sua pele dura. As sementes minúsculas nas frutas possuem a propriedade de estimular a onda peristáltica ou como movimentos dos intestinos que facilita a fácil evacuação e mantém o canal alimentar limpo. Devido às suas propriedades laxativas, o figo é um excelente remédio para hemorróidas. Dois ou três figos secos devem ser lavados em água fria em um vidro à noite, após limpá-los cuidadosamente com água quente. Eles devem ser tomados na manhã seguinte. Os figos devem ser tomadas de forma semelhante à noite. O tratamento deverá ser feito durante três ou quatro semanas.

O figo é benéfico no tratamento da asma. Casos de tosse e asma são tratados com sucesso pela sua utilização. Dá conforto ao paciente através da drenagem do catarro.

Os figos podem ser beneficamente utilizado no tratamento de debilidade sexual. Eles podem ser completadas por outros frutos secos como amêndoas e as datas de seca, juntamente com a manteiga. Seu uso tem provado ser eficaz em tais casos.

A fibra de figos também ajuda a reduzir o peso e é recomendado para pessoas obesas.Os figos contêm pectina, uma fibra solúvel. Quando a fibra passa pelo sistema digestivo, transporta-os para fora do corpo.