Confesso que não era fã de Gin.Porém, após uma viagem, onde amigos pediam gin, resolvi experimentar e realmente me surpreendi. Ele tem o seu lugar.Super refrescante, é delicioso, torna-se um perigo . Vai bebendo, bebendo e não percebe o teor alcóolico .Aí, senão souber parar complica. Pesquisei sua história e achei super interessante .A fama é inglesa, mas origem do gin vem da Holanda.

No século XVII (1650) o médico e professor Francisco de la Boie, conhecido como Sylvius, pesquisava um remédio diurético que amenizavam os problemas renais.Para isso juntou o zimbro ao destilado de cereais e fez o que mais tarde seria conhecido como gin.Irmão da vodca, só que com uma personalidade mais marcante.Tem o teor alcóolico entre 37.5% e 50 % superior a  tequila, e whisky, e não necessita de envelhecimento.Posteriormente foi disseminado na Inglaterra por soldados ingleses, para disfarçar o sabor amargo do quinino, usado pra combater a malária.

Um aguardente  feito de cereais (cevada, trigo, aveia) e zimbro -pequena fruta- donde vem o nome, sendo a Itália -Toscana a principal região produtora, Genievre (francês), Jenever (holandês) e Ginepro (italiano).

Em português temos a palavra junípero, pouco conhecida. Tem pessoas que toma puro, mas a onda são os drinques, como o gim-tônica, o dry-martini e o negroni.

 Existem várias marcas de gim.Cada marca se destaca por sua combinação única de ingredientes, dos quais as bagas de zimbro são obrigatórios, por lei.Outros ingredientes podem ser utilizados por cada marca para obter características próprias.Há receitas que levam Noz-moscada, Lirio, Álamo até casca de árvores como Canela, Laranja ou Limão.

TANQUERAY – destilado pela primeira vez por Charles Tanqueray- sua composição zimbro, raiz de angelica, alcaçuz e semente de coentro, e destilado quatro vezes, essa marca  é a mais conhecida.

Sua fórmula é guardada a sete chaves, somente quatro pessoas  no mundo tem a formula.desse puro London dry.

BOMBAY SAPPHIRE -é o resultado de 10 diferentes plantas utilizadas em sua produção, entre elas limão,alcaçuz,angelica,coentro, zimbro.

Buldog

Hendrick’s – sabor de pepino e rosa 

Steinhager

Plymount Gin

London Dry Gin

Entre outras marcas.

Era considerada bebida de “velho”,  coisa dos anos 70, hoje voltou com força total entre os jovens.

Propriedades medicinais do zimbro :

Digestivo, antifúngico, anti-inflamatório, diurético, anti-reumático , etc.

Deixo aqui harmonizações interessantes em um coquetel com Gin, morangos e manjericão.

Mãos à obra e imaginação a todo vapor.

Crie o seu Gin, e agrade seu amigos.

Tim-Tim!!!

[purecipe]

 

Adicionar aos favoritos