Ouvimos todos os dias sobre comidas orgânicas, alimentos saudáveis. Mas, como criar em nosso país um sistema sustentável de alimentos.
Os especialistas garantem que isso é construído dia a dia, desde o café da manhã escolhido de forma responsável, até a última refeição.
Anna Lappe, uma defensora da causa nos Estados Unidos, escreveu o livro ‘Diet for a healty planet’, onde aponta sete importantes passos para conseguirmos esta sustentabilidade.
Compre, alimentos integrais verdadeiros. Isso significa adquirir alimentos o mais próximo de seu estado natural quanto possível. Alimentos que não tenham sido submetidos a processo intensivo de energia e que não contenham ingredientes quimicos na composição.Prefira morangos frescos orgânicos a barras com sabor morango.
Coloque os alimentos de origem vegetal como a estrela do seu prato e deixe que os de origem animal sejam o coadjuvante na sua refeição.
Compre orgânico. Ana recomenda compras de alimentos que tenham sido produzidos sem produtos químicos industriais e outros insumos de alta energia. Procure o selo orgânico quando fizer suas compras.
Compre em supermercados que vendem alimentos de produtores locais.
Não desperdice. A mudança de hábitos passa por esta responsabilidade. De 30 a 50% de toda a produção alimentícia do mundo é desperdiçada.E se o desperdício de alimentos fosse um país, seria o terceiro maior emissor de gases de efeito estufa no mundo, depois dos Estados Unidos e da China! O que você pode fazer? Não compre mais do que você precisa; use o que você tem, cozinhe os legumes que ficam em sua gaveta da geladeira em vez de deixá-los murchar e morrer, faça o almoço para levar para o trabalho, reaproveite suas sobras.
Use menos embalagens: Escolha alimentos com um mínimo de embalagem quando você compra; traga suas próprias sacolas para o supermercado ou no mercado dos agricultores; use recipientes reutilizáveis para as suas sobras.
E a atitude que adoramos fazer: Cozinhe. Faça suas refeições leves e saudáveis, com receitas saborosas.
Assim contruiremos um mundo mais justo e sustentável!
Sandra,
muito boa materia, vc sabe que eu adoro esses assuntos.
bjos
Também adoro Va,
estou com uma horta orgânica, que está produzindo todas as verduras que comemos em casa.
Bjos
Sandra