Hoje falarei de um assunto diferente, porém igualmente saboroso! Cinema e culinária, uma mistura que rende bons filmes como Sem Reservas ou Ratatouille, não esquecendo o clássico, A festa de Babette.

Fomos ao Ponteio, Mauro e eu, para assistir este saboroso filme. Ele está na sala confortável Premium que é uma delícia. Para quem gosta de boas histórias , este filme francês é um deleite. E a fotografia, recheada de belos pratos, vai lhe dar água na boca.

Um filme de Cristian Vincent, inspirado em uma história real, que estreiou esta semana em todo o Brasil. Hortense Laborie (Catherine Frot) é uma respeitada chef que é pega de surpresa ao ser escolhida pelo presidente da França para trabalhar no Palácio de Eliseu. Inicialmente, ela se torna objeto de inveja, sendo mal-vista pelos outros cozinheiros do local. Com o tempo, no entanto, Hortense consegue mudar a situação. Seus pratos conquistam o presidente, mas terá sempre que se manter atenta, afinal os bastidores do poder estarão cheios de armadilhas. Os Sabores do Palácio lembra um conto kafkiano mais ameno, um pequeno espetáculo circense visto da coxia. Depois dos planos frenéticos e assustados no palácio, a câmera abandona os salões de mármore para encontrar a paz em planos lentos, contemplativos, quando Hortense opta pelo isolamento de uma embarcação, balançando ao som das ondas, ou quando arruma as suas coisas para deixar o trabalho (lindo momento, com a carta de demissão, evitando qualquer sentimentalismo barato). Este filme fascinante combina o roteiro dramático com a montagem e trilha sonora cômicas, a grandiosidade com a pequeneza, o público com o particular. E acaba traçando um belo olhar sociológico, representado pela emocionante conclusão, quando Hortense enfim ganha um reconhecimento simbólico por seu trabalho.

É neste teatrinho de marujos, metáfora do grande teatro da política nacional, que o filme encontra sua analogia mais adequada e afetuosa.

Enfim, vale a pena conferir este belo filme, que mistura duas artes maravilhosas, culinária e cinema.

Assista ao video:

watch?v=acu1nxW2HB8

Europa Filmes / Mares Filmes Todos os Direitos Reservados Hortense Laborie