Provar um desses docinhos é uma experiência gastronômica das mais agradáveis. Primeiro quebramos a camada lisa de açúcar crocante, em seguida sentimos o sabor ligeiramente amargo da laranja, o perfume do melão misturados ao creme espesso com amêndoas e para terminar um biscoito tão fino e delicado como uma hóstia.

Uma das hipóteses é que em 1454, no segundo casamento do Rei René d’Anjou com a jovem de 22 anos Jeanne de Laval, o chefe confeiteiro real serviu esta iguaria para animá-la. A futura rainha que estava insatisfeita por se casar com um homem de 45 anos, para surpresa geral, esboçou um sorriso ao saborear um desses câlins (carinho, em francês). O docinho ficou com esse nome e ainda o casamento foi muito feliz e durou 26 anos.
Outra hipótese é que durante a peste de 1630, para prevenir a epidemia em Aix-en-Provence, o padre Martelly consagrou a cidade à Nossa Senhora e prometeu a Ela uma homenagem todos os anos. No fim da missa, os Calissons abençoados eram distribuídos enquanto o povo cantava em latin “Venite ad Calice”. O “venha ao cálice” foi aos poucos se distorcendo e se tornando “venha aos calissons” e desde essa data, em todo primeiro domingo de setembro, a cidade renova a promessa feita à Maria na igreja de Saint Jean de Malte em uma missa sempre seguida de uma festa popular.
Em 1874, o Patisseur Suiço , Leonard Parli, desenvolveu e implantou a primeira fábrica do doce em Aix-en-Provence. e de lá para cá , o pequeno doce é exportado como uma rica iguaria para todos os continentes .
[purerecipe]
Ingredients
- 250 gr Farinha de amêndoas moídas
- 250 gr Açúcar de confeiteiro
- 3 colheres Água de flor de laranjeira
- 50 gr Melão Cristalizado
- 50 gr Laranja Cristalizada
- Massa fina igual a de hóstia Folhas de pães ázimos
- 1/2 Clara de ovo
- 150 gr Açúcar de confeiteiro
Instructions
- Misture a farinha de amêndoas, o açúcar de confeiteiro e a água de flor de laranjeira e cozinhe em fogo baixo, mexendo até a mistura soltar do fundo da panela (cerca de 8 minutos). Deixe esfriar.
- Corte as frutas cristalizadas em pedaços pequenos e finos e misture com a pasta de amêndoas (pode usar a batedeira) até obter um doce homogêneo.
- Forre uma assadeira com os pães ázimos, despeje a mistura do doce, espalhando com o auxílio de uma espátula levemente úmida e deixe descansar por 48 horas em local seco e frio.
- Misture bem o açúcar de confeiteiro e meia clara (sem bater) com um garfo. Espalhe essa cobertura com uma espátula sobre a massa de doce já seca, alisando bem, fazendo a “crosta de gelo real” e deixe secar por 1 hora.
- Corte os calissons com um cortador de biscoitos ou uma faca, em forma de diamante (molhe um pouco o cortador para não grudar no doce).
- Coloque-os em uma assadeira e leve ao forno pre-aquecido a 130 ° C por 5 minutos, para a cobertura de açúcar endurecer, sem dourar.
- Deixe esfriar antes de servir. Guarde em recipiente bem fechado, longe de umidade.
Hummm Vou tentar…
Olá, moro no interior de São Paulo, tenho dificuldade em encontrar as folhas de pães ázimos. Poderia me ajudar onde encontrar ou a receita. Obrigada.