Continuando a série sobre os clássicos da cozinha, hoje trazemos o Frango Kiev.

Houve um tempo, por volta de 1970, que não valia a pena comparecer a um jantar se não fosse servido este frango. O nome remete à Ucrânia, mas a história nos prova o contrário.

O Francês Nicolas Appert, em 1749, era cervejeiro e confeiteiro, gostava de fazer experiências com a química dos alimentos.

Quando foi trabalhar como chef em Paris, estudou e trabalhou muito numa forma de impedir que o recheio de dentro do peito de frango queimasse ou vazasse, e usou a técnica da farinha de rosca e ovo para selar a superfície.

A invenção fez com que a manteiga se detivesse dentro da ave e escapasse de maneira prazeirosa e devagar na refeição. Chamou o prato de cotelettes de volaille (costeletas de ave).frango kiev

Essa era a época da explosão gastronômica da França e a imperatriz da Rússia Elizabeth Petrovna, era encantada com a culinária francesa. Ela mandou importar vários chefs franceses e como a monarquia estava desandando na França, eles correram para lá. E  as costeletas de ave foram servidas em restaurantes e ilustraram vários livros e publicações russas.

Quando veio a Revolução Russa e a Primeira Guerra Mundial, muitos migrantes russos que foram para os Estados Unidos, sentiam saudades da comida de sua terra. E esse prato logo ficou popular em todo país, mas o nome era difícil de pronunciar, muito menos o seu equivalente: Tsiplenokovo Po-Kievski, o seu nome em russo.

Frango Kiev era mais fácil!frango kiev

frango kiev

frango kiev

frango kiev

 

Abaixo, segue a versão da chef Silvena Rowe, do restaurante Quince, em Londres.

Fonte: Quem colocou o Filé no Wellington?

Frango Kiev

Por 8 de junho de 2015

  • Este prato clássico requer um pouco de atenção aos detalhes, uma vez que o frango precisa ficar perfeitamente selado ou você vai acabar com manteiga espalhada por toda a cozinha.
  • Não passe o frango duas vezes no ovo ou ele ficará encharcado.

  • Tempo de preparo : 20minutos
  • Tempo de cozimento : 40minutos
  • Receita serve : 4

Ingredientes

Instruções

  1. Primeiro prepare a manteiga com ervas. Coloque a manteiga, as ervas e o suco ds limão numa tigela pequena e misture bem. Faça rolos de 5cm de comprimento com a manteiga e coloque na geladeira.
  2. Retire a tulipa da asa, com uma faca bem afiada, abra cada peito de frango ao meio sem separar os filés. Coloque os peitos de frango sobre uma tábua e bata com um martelo de carne ou rolo de macarrão, entre dois filmes plásticos.
  3. Bata a carne com a pele virada para baixo. Tempere o frango, coloque a manteiga dentro de cada peito, enrole e tenha o cuidado de fechar as pontas.
  4. Coloque a farinha de trigo, os ovos e a farinha de rosca em recipientes separados. Passe o frango primeiro na farinha de trigo, depois no ovo e finalmente na farinha de rosca. Repita com os quatro peitos de frango.
  5. Aqueça o óleo a 180 graus numa panela grande ou numa fritadeira e frite os peitos, dois por vez, por não mais que 8 minutos. A farinha de rosca tem que ficar bem dourada e o frango bem cozido. Alternativamente, salteie o frango numa panela com um pouco de óleo e manteiga e finalize no forno médio a 180 graus por 20 minutos.
  6. Sirva com salada de folhas ou batata palha.
Imprimir
icone-imprimirimprimir receita

Adicionar aos favoritos