Essa receita é uma homenagem a Dadete, que agora está encantando a todos no céu com sua arte culinária.
Os doces portugueses são famosos e deliciosos, eles não encontram similares no mundo. Ficaram populares por suas receitas à base de gemas de ovos.
Acredita-se que sua origem se deve à necessidade de utilização das gemas nos doces do Convento de Santa Clara, em Portugal, pois as freiras utilizavam as claras para engomar os hábitos e muitas gemas sobravam.
Elas são as responsáveis pela maioria dos mais famosos doces em Portugal, incluindo o famoso Pastel de Santa Clara! E sabe-se que elas ganharam muito dinheiro com isto, tornando-se as freiras mais ricas da época.

Ingredients
- 1/2 litro Leite
- 400 gr Açúcar
- ! pitada Sal
- 50 gr Toucinho fresco
- 1/2 Casca de limão
- 1 Canela em pau
- 6 Ovos Inteiros
- 8 Gemas
- 150 gr Amêndoas peladas e moídas
Instructions
- 1. Na batedeira, bater os ovos e as gemas. Reservar, deixando a espuma abaixar, velocidade menor.
- 2. Numa panela, colocar o leite, açúcar, a pitada de sal, o toucinho fresco, a casca do limão e a canela, deixar levantar fervura.
- 3. Derramar o leite fervendo sobre a gemada, tendo retirado antes a casca de limão e o pau de canela. Mistura bem, batendo com o fouet. Acrescentar as amêndoas peladas e moídas.
- 4. Derramar um pouco de calda na forma e depois derramar a mistura nela.
- 5. Levar para assar em forno quente (300 graus), em banho-maria por cerca de 40 a 50 minutos, retirar e deixar esfriar completamente.
- 6. Desenformar e colocar em um prato, leve à geladeira.
Notas:
- O forno de ver ser pré aquecido por 10 minutos.
- A água do banho-maria já deve estar fervendo, à parte no fogão. Depois de 5 minutos, tampar o pudim com outra forma e continuar o cozimento. Consistência firme e cremosa.
Delicia! Adoro todos os doces portugueses. Ontem fizemos quindim aqui em casa… imagino que o quindim tenha sido idealizado a partir dos doces portugueses, que no Brasil substituiu a amêndoa, que a gente não devia ter, pelo coco. Já ouvi dizer que o nome Quindim vem da África e significa dengo, encanto. O Toucinho do céu tb deve ter esse atrativo e hoje, Sandra, vc foi seduzida por esse lado poético da culinária fazendo essa justa e perfeita homenagem à Dadete que tanto encantou a todos que a conheceram. Bjs
Obrigada Dilú, adorei suas ponderações!