Acho que todo brasileiro que se preze se considera especialista em brigadeiros, esse doce típico da nossa culinária. Criado na década de 1940, durante a primeira campanha à presidência do candidato boa pinta brigadeiro Eduardo Gomes, o doce era feito para ser vendido em festas de sua campanha para arrecadar fundos. Como eram festas muito disputadas pela população, as pessoas começaram a chamar os amigos para irem comer o “docinho do Brigadeiro”. Com o tempo o nome de “brigadeiro” acabou sendo dado ao doce.
Como boa formiguinha que sou, considero o Brigadeiro minha sobremesa predileta. E acredito que boa parte dos “formiguinhas” considera o seu brigadeiro, o melhor brigadeiro.
Pessoalmente, gosto do meu bem empelotado e sem enrolar, para comer de colher. Ah, e como não aguento esperar esfriar, prefiro queimar a língua comendo o doce quente mesmo (meu estômago NÃO agradece).
A minha receita é a mesma de todo mundo: 1 lata de leite condensado (Leite Moça), algumas colheres de achocolatado (Nescau) (gosto dele mais branquinho do que muito escuro), 1 colher de sopa de manteiga. Mexo até desprender o fundo da panela e para quem gosta das “pelotas”, não mexa tanto para que o doce grude um pouco no fundo.
Mas é claro, o jeito de cada um preparar vai ser sempre o melhor, já que o doce carrega consigo uma forte memória emocional (quem não se lembra se lambuzando em festas de aniversário quando criança?).
Como a culinária já é uma moda massificada atualmente, a tendência do brigadeiro gourmet já até se tornou antiga. A releitura do clássico virou negócio e muitas docerias especializadas pipocaram em todo Brasil.
Aqui em Belo Horizonte, se destaca a Meu Brigadeiro, que enrola o docinho na hora e tem um cardápio bastante variado. Adoro experimentar os sabores e o meu preferido de lá atualmente é o de doce de leite.
Em São Paulo, fui conhecer a Benedito Brigadeiro. Eles criaram muitas variações da receita e até um “BrigaCake”, que é nada mais nada menos do que um brigadeiro recheado de bolo. Fala sério para essa delícia!
Moda ou não, negócio ou não, fato é que o doce é uma delícia e uma tradição muito carinhosa da nossa culinária.
Então, com licença, que vou até a cozinha preparar um brigadeiro…
Benedito Brigadeiro Gourmet
11 96373-7500 | [email protected]
Meu Brigadeiro
Endereço:Rua Fernandes Tourinho, 564 – loja 1 Savassi
Telefone:2555-8806/3225-1974
Horário:11h/19h (seg. 12h/18h; sáb. 11h/18h, fecha dom.)
ROBERTA
ADOREI SEU POST
TBM EH MEU DOCE PREDILETO,COM SABOR DE INFANCIA
E SEM ENROLAR ,COM PELOTAS,HUMMMMMM
BJS
Roberta,
Adooooro brigadeiro!
Vou experimentar a ” Meu Brigadeiro”,
obrigada pela dica!
Bjos
M Luiza
Roberta,
Muito bom o seu post sobre o melhor doce do mundo.
Bjos
Ana
roberta
—gosto tbém encaroçado……
considero o brigadeiro —patrimonio da humanidade—ki! ki1 ki ki! bjs celinha