Acho que todo brasileiro que se preze se considera especialista em brigadeiros, esse doce típico da nossa culinária. Criado na década de 1940, durante a primeira campanha à presidência do candidato boa pinta brigadeiro Eduardo Gomes, o doce era feito para ser vendido em festas de sua campanha para arrecadar fundos. Como eram festas muito disputadas pela população, as pessoas começaram a chamar os amigos para irem comer o “docinho do Brigadeiro”. Com o tempo o nome de “brigadeiro” acabou sendo dado ao doce.

Como boa formiguinha que sou, considero o Brigadeiro minha sobremesa predileta. E acredito que boa parte dos “formiguinhas” considera o seu brigadeiro, o melhor brigadeiro.

Pessoalmente, gosto do meu bem empelotado e sem enrolar, para comer de colher. Ah, e como não aguento esperar esfriar, prefiro queimar a língua comendo o doce quente mesmo (meu estômago NÃO agradece).

 

A minha receita é a mesma de todo mundo: 1 lata de leite condensado (Leite Moça), algumas colheres de achocolatado (Nescau) (gosto dele mais branquinho do que muito escuro), 1 colher de sopa de manteiga. Mexo até desprender o fundo da panela e para quem gosta das “pelotas”, não mexa tanto para que o doce grude um pouco no fundo.

Mas é claro, o jeito de cada um preparar vai ser sempre o melhor, já que o doce carrega consigo uma forte memória emocional (quem não se lembra se lambuzando em festas de aniversário quando criança?).

Como a culinária já é uma moda massificada atualmente, a tendência do brigadeiro gourmet já até se tornou antiga. A releitura do clássico virou negócio e muitas docerias especializadas pipocaram em todo Brasil.

Aqui em Belo Horizonte, se destaca a Meu Brigadeiro, que enrola o docinho na hora e tem um cardápio bastante variado. Adoro experimentar os sabores e o meu preferido de lá atualmente é o de doce de leite.

Em São Paulo, fui conhecer a Benedito Brigadeiro. Eles criaram muitas variações da receita e até um “BrigaCake”, que é nada mais nada menos do que um brigadeiro recheado de bolo. Fala sério para essa delícia!

Moda ou não, negócio ou não, fato é que o doce é uma delícia e uma tradição muito carinhosa da nossa culinária.

Então, com licença, que vou até a cozinha preparar um brigadeiro…

Benedito Brigadeiro Gourmet
11 96373-7500 | contato@beneditobrigadeiro.com.br

 

Meu Brigadeiro

Endereço:Rua Fernandes Tourinho, 564 – loja 1 Savassi

Telefone:2555-8806/3225-1974

Horário:11h/19h (seg. 12h/18h; sáb. 11h/18h, fecha dom.)