QUATRO copos de água, uma xícara de polenta e um pedaço de manteiga. Ferva em fogo médio por 10 minutos que fará bolhas como a banheira de hidromassagem privada de Satanás. Em seguida, derrube a chama tão baixo quanto puder. Uma hora depois, junte sal, uma colher de azeite e três quartos de uma xícara de queijo ralado. Esta receita vem do chef Gabe Thompson, do novo restaurante no East Village chamado L’Apicio.


Estudei e segui as instruções, e ainda estou tendo dificuldade em entender como tal fórmula simples pode render um mingau de fubá tão gratificante. Mas, é bom o suficiente para se fazer uma refeição no L’Apicio, ele o prende pelo menu, onde existe uma página dedicada a polenta alla spianatora.

Os grãos amarelos são espalhados em uma ampla parte do prato de madeira comprida, o spianatora. Inicialmente sentem-se quase sem volume na língua, como uma espuma de polenta, mas aos poucos eles se transformam várias ondas de Parmigiano-Reggiano derretido.

As almôndegas em molho de tomate com fragmentos de bacon. Ou pode ser os short ribs marinados em vinho tinto e coberto com anéis de cebola fritas douradas. Ou shitake e cogumelo-ostra assado à beira da crocância, temperados com pedaços de pimentas em conserva de cereja.

Esta é uma mostra do L’Apicio,  um restaurante italiano que leva este nome por causa de um célebre livro de receitas italiano do século XVIII. Ele oferece uma variedade de vinhos e coquetéis tão como uma confeitaria muito boa.

A atmosfera é de uma tratoria fervilhante, o serviço pode melhorar um pouco. O barulho do lugar não incomoda, e recomenda-se a polenta alla spiantora, todas as pastas, o polvo maravilhoso,o bacalhau saltimbocca, o cordeiro scottadito. Ele aceita reservas.

As garrafas de vinho podem ser degustadas a US$ 50, e também em taças se preferir. E tem também uma boa lista de cervejas.

Os preços vão de $8 a $20 para saladas, pasta e polenta, e os pratos principais variam de $19 a $34.

 

L’Apicio

13 East First Street (Bowery); (212) 533-7400.

Horários 

Segunda a Quarta, 5:30 to 11 p.m.;

Quinta e Sexta, 5:30 p.m. até meia noite;

Sábado, 11 a.m. to 3 p.m. and 5:30 p.m. até meia noite;

Domingos, 11 a.m. to 3 p.m. and 5:30 to 11 p.m.