Enviado por

Eduardo Betinardi

Lide Multimídia – Assessoria de Imprensa

 Comandado pela jovem curitibana Manu Buffara, o empreendimento revolucionou a gastronomia paranaenseNo mês de janeiro de 2011, a jovem chef curitibana Manu Buffara reuniu toda a experiência adquirida após atuar em alguns dos principais empreendimento gastronômicos do mundo e inaugurou o seu primeiro restaurante na cidade de Curitiba: o Manu. Com pouco mais de um ano de história, o restaurante já acumula vários prêmios e rendeu para Manu Buffarao título de Chef Revelação do Ano, segundo eleição do Guia Quatro Rodas Brasil 2012.

Apostando em uma gastronomia inovadora e extremame

nte saborosa, que mescla conceitos modernos da culinária mundial com sabores tipicamente brasileiros, curitibana conquistou rapidamente os amantes da boa culinária na capitalparanaense e despertou a curiosidade, também, nos turistas que desembarcam em Curitiba. “O projeto do Restaurante Manu foi inspirado em alguns dos principais restaurantes do mundo, entre eles o dinamarquês Noma e o restaurante Le Chateubriand, de Paris. Esses empreendimentos tratam a gastronomia como arte, transformando as refeições em uma experiência exclusiva e repleta de sensações. Tendo estas características como ponto departida, conseguimos fidelizar o nosso público, pessoas que vão para um restaurante em busca de muito mais do que uma simples refeição”, conta Manu Buffara.

Uma das principais inovações do Restaurante Manu ficou por conta do traballho com o menu degustação, uma sequência de pratos servidos em porções menores, prática muito comum em restaurantes da Europa. “O menu degustação, que conta com opções de quatro, seis, oito, doze e quatorze preparos, permite que o cliente conheça o restaurante profundamente, saboreando um número maior de pratos. Além disso, esta característica faz com que os clientes permaneçam mais tempo dentro do restaurante, aproveitando o ambiente e saboreando a refeição com tranquilidade. Essa prática não era comum em Curitiba, mas tivemos um retorno muito interessante do nosso público e, atualmente, dificilmente recebemos um pedido a la carte”, detalha a chef.

Além disso, a preocupação de Manu Buffara com todos os detalhes de sua cozinha, que vão desde o estudo das restrições alimentares dos clientes atéa apresentação dos pratos, garantiu a qualidade e o sabor inconfundível dos preparos servidos no Restaurante Manu. “O nosso jantar começa na hora em que o cliente faz a reserva e só termina quando ele sai sorrindo do restaurante.

Para aqueles que acham que as inovações do Restaurante Manu já se esgotaram, Manu Buffara conta que os próximos anos serão repletos de novos sabores e sensações. “A equipe do Restaurante Manu vive em um constante processo de estudo, buscando técnicas e preparos que possam trazer muitas inspirações para o nosso cardápio. Neste segundo ano da nossa casa, continuamos apostando nos conceitos e nas práticas que deram certo durante 2011 e que nos fizeram ganhar o respeito e a admiração dos amantes da gastronomia.Tenho certeza que esta é a nossa fórmula para o sucesso”, completa a chef Manu.

Sobre a chef Manu Buffara

Formada em Chef de Cuisine – Restaurateur e Administração Hoteleira peloCentro Europeu e pelo Corso Professionale de Cucina – ICIF, em Costiglioli D´Asti (Itália), Manu Buffara trabalhou em alguns dos principais restaurantes da Itália, entre eles o Ristorante Gualtiero Marchesi, o Ristorante da Vittorio e o Ristorante Guido, todos consagrados com as tradicionais estrelas Michelin.

Além das experiências no continente europeu, Manu conta com passagens por restaurantes norte-americanos, entre eles o famoso Alinea, do chef Grant Achatz, em Chicago; atuou como Chef Corporativa da Rede de Hotéis Deville durante três anos; e foi eleita, em 2007, chef revelação do ano pela Revista Gula. Atualmente, além de comandar o Restaurante Manu, Manu Buffara leciona nos cursos de gastronomia do Centro Europeu, uma das principais escolas de profissões da América Latina.

Prêmios

·        Chef Revelação do Ano- Revista Gula (2007)

·        Cozinha Contemporânea (Restaurante Manu) – Veja Curitiba Comer &

Beber (2011)

·        Chef 5 Estrelas – Prêmio Bom Gourmet (2011)

·        Chef Revelação do Ano – Guia Quatro Rodas Brasil (2011)

Restaurante Manu

Avenida Dom Pedro II,317 Curitiba

30444385