por Lalá Coscarelli

A Costelaria Monjardim é mais um restaurante inaugurado em Lourdes. Sexta à noite fomos lá conferir.

Ocupa os espaços de uma casa de dois andares na Rua Curitiba: o primeiro e o segundo andares, com salas e varandas e todo o quintal com jabuticabeiras, pés de pitanga e de romã. Assim, todo o espaço oferece 35 lugares.

A ideia surgiu da observação de um dos donos, Leonardo Marques, frequentador de Porto Alegre onde mora um irmão. A preferência dos gaúchos para um bom churrasco recai no galeto e na costela de boi, hábito diferente dos mineiros que têm na picanha sua carne preferida, quando se fala em churrasco.

Na Costelaria Monjardim serve-se costela de boi com gordura marmorizada, importada do Uruguai, cujo corte especial contempla um pedaço do contrafilé. Vem acompanhada de farofa e vinagrete. Já o galeto ao primo canto, vem de dois fornecedores de Caxias do Sul e é marinado por 10 horas numa mistura de em temperos que inclui alho, sal, vinho branco, sálvia, molho de pimenta, azeite e orégano. Por ser menor do que os galetos encontrados por aqui, a carne é diferente e o peito é muito suculento. Acompanha batata frita ou polenta frita.

O cardápio conta ainda com outros cortes de boi, porco e frango que ressaltamos o bife de tira muito bom e o especial bife de vacio (fraldinha) maravilhoso.

Monjardim
Abre de terça e quarta das 17:30 à meia noite;
Quinta das 17:00 às 0:30 horas;
Sexta e sábado das 12:00 às 0:30 horas e domingo, das 12:00 às 22:00 horas.
Rua Curitiba, 2076 – Lourdes
Telefone 2555-2076