Há uma grande diferença entre ” viajar ” e “viver uma viagem” .
Poder sentir como realmente vive e respira uma cidade, como acolhe seus habitantes e visitantes acrescenta uma dimensão humanista a nosso conhecimento cultural e intelectual.
A história da Turquia é muito rica e antiga, digna de um dos mais importantes países da Antiguidade.
São muitas Turquias em uma só.
A Turquia de hoje é um país moderno e cosmopolita nas grandes cidades e tradicional nas áreas rurais, aldeias e cidades menores.
Istambul foi Bizâncio, foi Constantinopla e, como uma rainha, foi capital de dois impérios imensos.
São dois continentes numa cidade só!
Acontece , quando menos se espera… mas, o fato é que você será fisgado por Istambul !
Ali, passado e presente convivem harmoniosamente. Os chamados à oração vindos dos incontáveis minaretes competem com músicas lounge que ecoam de cafés badalados. Dizem que Istambul já vem com trilha sonora…
Burcas, véus e jeans caminham juntos pelas calçadas.
Uma das cidades visualmente mais estimulantes do mundo!
“Prepare-se para uma paixão avassaladora, do tipo que só faz crescer com o passar do tempo e que o levará a compreender perfeitamente porque a cidade seduz tantos povos desde sua fundação no século VII AC. Istambul é mesmo apaixonante!”
Embora não seja a capital da Turquia desde 1923, quando foi substituída pela burocrática Ancara, a cidade não perdeu a majestade. Objeto de desejo de bárbaros, cruzados, guerreiros otomanos e outros conquistadores, Istambul guarda os monumentos históricos e religiosos mais importantes do país.
Mas, nos oferece também lugares fantásticos para que possamos conhecer suas cores , sentir seus aromas e provar seus sabores….além de aprender a exercitar a arte de pechinchar!!!!
No emaranhado de corredores do Grande Bazar ou do Bazar das Especiarias nossos sentidos são imediatamente convidados para “a festa”.
” Valorizar os cinco sentidos para aproveitar ao máximo o prazer que êles podem oferecer faz parte da cultura da maioria dos países do Próximo, Médio e Extremo Oriente. Sedas, veludos e brocados para o prazer do tato; ouro, pedras preciosas, jóias tapetes , azulejos e arte da caligrafia para encantar a visão; música instrumental lânguida e nostálgica estimulando a audição e a inspiração; incensos e especiarias aromáticas para despertar e aguçar o olfato e refinar o paladar.”
” A conjunção e o desenvolvimento desses sentidos resultam em um maior equilíbrio e harmonia entre o corpo e o espírito, deixando transparecer uma agradável sensação de felicidade…”
Pelo menos em três ocasiões, as aulas de História vão voltar à sua mente, assim que você sair de Istambul para percorrer o interior da Turquia. Poucos países do mundo antigo parecem tão misturados aos principais movimentos da humanidade quanto esta nação localizada na fronteira de Ásia e Europa. Tróia, Éfeso e Pérgamo foram palcos de grandes acontecimentos.
A riviera turca também merece uma visita. Bodrum e suas impressionantes marinas, suas baías escondidas, onde charmosos restaurantes oferecem maravilhosos cenários e inesquecíveis menus.
Muitos dos restaurantes locais adotaram a nouvelle cuisine, mas, a cozinha turca não mudou muito desde o tempo do Império Otomano. Os turcos são muito tradicionais em sua alimentação.
Arroz e trigo são as bases e muitos pratos como os “mezes” são compartilhados com a Grécia, o Líbano e os países vizinhos.
Peixes fresquíssimos e carne de carneiro , muito saborosa , fazem parte do cardápio da gastronomia nacional.
As receitas da culinária turca que, refinada e saudável, influenciou todos os países que estiveram sob o seu domínio, passam de mãe para filha há gerações .
O “Çay” (pronuncia-se “Tchai”) é a bebida não alcóolica mais popular da Turquia, servida a qualquer hora do dia, bebida em todos os lugares, símbolo nacional de gentileza e hospitalidade.
Impossível não citar os “lokums”, um confeito de forma quadrada ou retangular feito de calda de açucar, amido, uma pitada de “mastika” (ingrediente que confere a textura de goma), suco natural de limão ou uva , sendo perfumado com água de rosas e polvilhado com açucar de confeiteiro para não grudar.
Conta a história que um sultão pediu ao mestre confeiteiro que criasse um doce único , que deleitasse a todas as suas esposas.
O confeiteiro não mediu esforços nem imaginação e assim surgiu o “lokum”.
Aliás, a mística Turquia é mesmo cheia de histórias….
Na visita que a Imperatriz Eugenia fez com Napoleão III à Istambul , em 1862 , ela deliciou-se com o prato típico de purê de berinjela e carneiro. O sultão, que estava encantado com a imperatriz, autorizou o cozinheiro francês, que fazia parte da comitiva, a pedir a receita ao seu colega turco. Mas, este, ao ser abordado, reagiu com indignação, expulsando o coitado da cozinha, enquanto urrava: “Como você ousa me fazer este pedido? Um chef imperial trabalha com a sua emoção, seus olhos e seu nariz!!!!”
E, assim, Eugenia partiu sem a sua receita desejada, mas, o prato ficou conhecido como “A Imperatriz gostou “, um nome que evoca o fato e mostra que o orgulho que os otomanos sentem de sua história e cultura se estende também à gastronomia.
Aftyet Olsun, bom apetite!!!!!!
Maria Eugênia,
parabéns pela linda reportagem.
Suas palavras me transportaram para a Turquia.
Palavras sensíveis de uma pessoa muito especial!
bjos
Sandra
Linda, linda e lindo texto ME. Adorei e senti uma vontade enorme de voltar àquele mundo de delicias e beleza. Bjs
Querida Sandra,
Impossível não lembrar do Conexão Sabor em todos os cantos da fascinante Turquia !
Um beijo,
ME
Dilu,querida,
São muitas Turquias em uma só!
Um lugar apaixonante,que merece ser visto de vários angulos, muitas vezes!
Um beijo,
ME
A TURQUIA ´E APAIXONANTE!!!!!!!
—VALEU !!!!!!!!
BJS CELINHA
Celinha,querida,
Você definiu bem : apaixonante!!!!!
Um beijo,
ME
Voyager et vivre un voyage ! Vivre pleinement chaque instant ! Telle est la différence. C’est ce que tu as expérimenté ma chère Maria Eugenia durant ton voyage en Turquie. Merci pour tous ces détails fascinants que tu nous donnes de ce splendide pays. Liliane
Liliane, cousine chèrie,
Merci mille fois!
Bisous,
ME
ME,
adorei o comentário da prima from Turquia!
Chic, hein!
Bjos
Sandra
OI,Sandra!
Viu só?
Conexão Sabor …Internacional!!!!!
Sucesso!
Um beijo,
ME
Que saudade que me deu!….Foram momentos maravilhosos vividos em Istanbul!…Valeria vai adorar o seu ” post” ! Eu tambem adorei….beijo
Verdade,amiga! Momentos maravilhosos vividos em Istambul!!!!
Um beijo,
ME
Bravo Maria . On voit par tes photos comment tu as apprécier la Turquie. Ce fut un voyage de rêve .
Tu sais comment apprécier déguster jouir des paysages de la gastronomie du pays.
De plus ta compagnie est très agréable, et on se sent a l’aise avec toi .
Bravo encore
Merci,chèrie!
C’est vrai,ce fut un voyage de rêve!
Merci à toi,Mehmet et Aylin !
Bisous,
ME
Vontade de voltar muitas vezes.
Adorei!
Oi,Stella!
Vamos formar um grupo???
O “ibope” seria alto! rsrsrs
Um beijo,
ME