Estava procurando alguma receita para o dia de reis e achei esta receita de Bolo Rei no blog da Minha Casa e resolvi experimentar.

Feito com frutas cristalizadas e passas, o bolo pode ser servido como cupcake ou bolinhos individuais. Essa receita celebra o fim das festividades natalinas, o Dia de Reis.

Os três Reis Magos procuraram o menino Deus que havia nascido e o encontraram em Belém alguns dias após o nascimento, guiados pela Estrela Guia.

Conta lenda que existe uma receita de bolo nessa história!

De acordo com esta lenda, os reis magos precisavam decidir qual deles seria o primeiro a presentear o menino. Para solucionar o problema, eles teriam colocado uma fava dentro de um bolo antes de fatiá-lo em três pedaços.

Assim, aquele que tirasse o pedaço com a fava seria o vencedor. A história para por aí, mas a tradição do bolo se manteve em muitos países europeus, principalmente em Portugal. O bolo rei, como é conhecido, é preparado com frutas cristalizadas e uvas passas – bem parecido com um panetone.

Para comemorar a data, a chef Marcella Lage, da Wondercakes – casa especializada em cupcakes- elaborou uma receita rápida e prática que pode ser servida em formas de papel ou em formas grandes de alumínio.

Wondercakes: r. Augusta, 2542

Infomações: tel. (11) 3063-1209

Fonte: Minha Casa

Bolo Rei

Por 5 de janeiro de 2015

Preparo: 40 minutos

Rendimento: 20 porções

Ingredientes

Instruções

  1. Bata as claras em neve e reserve. 
  2. Bata a manteiga, o açúcar e as 4 gemas até formar uma massa fofa e esbranquiçada. 
  3. Esse procedimento leva entre 10 e 20 minutos, dependendo da potência da batedeira. 
  4. Incorpore o leite condensado, adicione a farinha de trigo e o fermento e misture delicadamente. 
  5. Agregue à massa as passas e as frutas cristalizadas. Adicione a clara em neve, coloque em formas de papel pequenas (a chef Marcella indica formas de empada tamanho 0) ou numa forma de bolo furada. 
  6. Se preferir pela forma de alumínio, unte o recipiente com manteiga e farinha de trigo. 
  7. Asse o bolo a 180 graus durante aproximadamente 30 minutos. 
  8. Se quiser, coloque doce de leite em pasta ou suco de limão com açúcar como cobertura para o bolo.
Imprimir

Adicionar aos favoritos