Esse é o mês das tradicionais festas juninas em todo o Brasil. Tempo de homenagear os santos.
Santo Antônio, São João, São Pedro.

Hoje é dia de São Pedro, coincidindo com a entrada do inverno, com o frio gostoso. E nada melhor do que quentão, pamonha, milho, amendoim e canjica.

FullSizeRender 1

Confesso não ser fã de canjica, mas vi essa receita do Bouquet Garni no jornal Estado de Minas, e achei muito interessante.CANJICA 2

Resolvi fazer e adorei, super gostosa e facílima de executar.Receita testada e aprovada! Seguem os detalhe da receita pra quem não leu o jornal.

CANJICA

 

Sabemos que as festas juninas são a segunda festa mais popular brasileira. Pesquisamos alguns dados sobre a festança.

Origem da Festa

Existem duas explicações para o termo festa junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.

De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida par ao Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal).

Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que no Brasil influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fita, muito comum em Portugal e na Espanha.

Comidas Típicas

Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Pamonha, cura, milho cozido, canjica, cuscuz, pipoca, bolo de milho, são apenas alguns exemplos.

Além de recitas com milho, também fazem do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bom bocado, broa de fubá, cocada, pé de moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais.

Tradições

As tradições fazem parte das comemorações. O mês de junho é marcado pelas fogueiras, que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas. Os balões também compõem este cenário, embora cada vez mais raros função das leis que proíbem esta prática, em função dos riscos de incêndio que representam.

 

Canjica e espuma de doce de leite

Por 29 de junho de 2015

  • Tempo de preparo : 10minutos
  • Tempo de cozimento : 20minutos
  • Receita serve : 20 porções

Ingredientes

Instruções

  1. Cozinhar a canjica em panela de pressão com água que deve cobrir os grãos e ainda sobrar 3 dedos acima dos grãos.
  2. Derreter o açúcar em uma panela até caramelizar. Acrescentar o leite e misturar até que o caramelo dissolva por completo.
  3. Adicionar a canjica e deixar ferver.
  4. Desligar o fogo e reservar.
  5. Bater o creme de leite na batedeira até encorpar, depois misture o doce de leite delicadamente.
  6. Distribuir a canjica no fundo de taças, cobrir com a espuma de doce de leite  e finalizar com a paçoquinha ou farofa de amendoim.
  7. Achamos a quantidade doce de leite excessiva e colocamos um pouco menos do que a receita do jornal.

Imprimir
icone-imprimirimprimir receita
Adicionar aos favoritos