Cândida Maria Ferraz de Araújo Silva é uma amiga que me pediu um pequeno favor, e como agradecimento me mandou um mimo que contém uma história de família.

Cheguei em casa e encontrei um bandeja com capeletti frescos feito em casa e outra bandeja de macarrão também frescos. Um requinte que só as pessoas gentis sabem fazer.

Ela me disse no cartão que mandaria a receita por e-mail. A receita chegou  com a história de família.

“Este capeleti tem uma estória na minha família.Todas as vezes quem temos alegrias ou mesmo tristezas, fazemos um capeleti para encontrarmos. É também a nossa forma de demonstrar carinho com os amigos. A receita da minha mãe é assim; joga-se dentro de uma panela com água um peito de frango cru, 2 tomates vermelhinhos, 2 cebolas, um pouco de sal, salsa, cebolinha e o aipo com as folhas [nunca pode faltar este] além do cheiro gostoso que ele tem!

Quando estiver fervendo jogue os capelettis que aí vão cozinhar uns 40 minutos. Se jogar antes de ferver, os chapeuzinhos se abrem. Eles são recheados de queijo. Quando estiver pronto passe os tomates na peneira para dar uma cor. Servimos acompanhados de queijo parmeson ralado e a torradinha com manteiga feita no forno. 15 chapéus satisfazem bem as pessoas. Quando mamãe faleceu fiz a receita da massa para nunca mais, dá um trabalho! E agora para alegria da gente temos uma tia que faz e o macarrão também.”

Todos nós temos um prato que nos une, que une os que nos são mais próximos. Com o prato familiar rodeamos a mesa como os nossos ancestrais ao redor do fogo. Ficamos sentados ali, olhando-nos, acariciando-nos, sãonossos momentos de aconchego, de acolhimento, ali pertencemos a alguém.
Isso é muito importante, é único…

Cada vez mais percebo que compartilhar a refeição nos aproxima e nos iguala. Por isso, não se furtem do prazer de cozinhar, ele nos presenteia com o amor compartilhado.

Obrigada Cândida por compartilhar conosco!

As fotos são da receita que fiz e deu super certo.

Capeletti in brodo

Por 17 de junho de 2012

Essa semana teremos duas receitas uma hoje e outra no sábado! Presente de feriado...

Instruções

1.Ferva a água, coloque o frango, as cebolas picadas, os tomates picados em quatro a salsa e cebolinha e o aipo com as folhas. Deixe ferver.

2.Quando tiver fervido, coe,separe as folhas de aipo para utilizá-las novamente e reserve os tomates.

3.Passe os tomates na peneira e volte com o caldo para o fogo, deixe levantar fervura.

4. Jogue os capelettis no caldo até cozinharem.

5. Quando estiver pronto, salpique salsinha e cebolinha.

6. Para enfeitar e dar mais sabor, coloque as folhas de aipo reservadas.

7. Sirva com torradinhas e queijo parmesão.

A tia da Cândida chama-se D. Marlene e aceita encomendas:
telefone 31 3337 7210

Imprimir

[puregallery]

icone-imprimirimprimir receita

Adicionar aos favoritos