O novo alho é um passo a frente no sabor. Você pode ainda não ter pensado no alho como  um ingrediente sazonal, mas é, e a estação principal é no verão. Eu sou uma amante do alho descarada, eu o uso em praticamente tudo.

O novo alho que está sendo vendido nos Estados Unidos, é diferente do nosso já familiar do supermercado. Este é um alho que, em vez de ser arrancado jovem e vendido como brotos chamados alho verde, é permitido amadurecer e formar grandes cabeças. Ele vem com as raízes ainda com os talos ligados, e uma vez que não tenham sido secos ao ar livre por muito tempo de armazenamento, mantém a pele nos dentes individuais ainda úmidos. Esses dentes, quando descascados, parecem pérolas brilhantes, e eles têm uma doçura fresca de degustação, mesmo quando usado cru.

Há um prato clássico francês chamado Poulet aux 40 gousses d’Ail, que se traduz como o frango com 40 dentes de alho. Apesar de que muito alho pode parecer insuportável, a ideia é esta: alho cozido lentamente e completamente, perde sua força, tornando-se doce e untuoso no processo.

O alho é então consumido como um acompanhamento de legumes, ou para passar no pão torrado. Embora você possa cozinhá-lo como alho comum em um tempo mais frio, o resultado é sensacional com a nova safra de verão nos EUA.

Além do alho, tudo que você precisa para fazer este prato é um bom frango, uma cebola, alguns ramos de tomilho e um pouco de vinho branco.

Quanto ao novo alho, as cabeças só precisam serem  limpas um pouco. Apare as raízes e caule, em seguida, remova uma ou duas camadas do exterior duro. Conte com pelo menos uma cabeça por pessoa. Mas o devoto, como eu, vai exigir três ou quatro.

Frango Fricassé com bastante alho

Por 8 de agosto de 2013

Se não temos ainda este alho saboroso americano, vamos nos contentar com o nosso mesmo e tentar esta receita deles.

TEMPO TOTAL

1 hora 15 minutos

RENDIMENTO

4 a 6 porções

Ingredientes

Instruções

PREPARAÇÃO

  1. Com uma faca afiada, retire a carne do osso do frango. Corte o frango em quatro partes: duas pernas com as coxas grudadas, e o peito dividido longitudinalmente, asas juntas também. (Reserve o osso, vísceras e gordura do frango para outro uso.) Tempere os pedaços de frango generosamente com sal e pimenta e reserve
  2. Aqueça o  forno a 180 graus. Derreta a manteiga em um forno ou panela esmaltada com tampa em fogo médio-alto, tipo Le Creuset. Adicione a cebola e cozinhe rapidamente, mexendo ocasionalmente, até dourar, de 5 a 8 minutos. Enquanto isso, descasque as cabeças de alho. Corte cabeças ao meio, de cima para baixo. Adicione o alho a cebola, tempere com sal e pimenta e mexa. Coloque raminhos de tomilho sobre a mistura de cebola, em seguida, adicione os pedaços de frango. Adicione o vinho e 1 xícara de água e leve para ferver.
  3. Tampe da panela e transfira para forno. Asse por 35 minutos, coberto. Retire a tampa e leve ao forno por 10 minutos, ou até que o frango tenha bronzeado e os sucos da  coxa ficarem claros quando cortados com a faca.
  4. Deixe descansar fora do calor por 10 a 15 minutos. (Se desejar, cortar os peitos ao meio e coxa dividida a coxa com uma faca afiada.)
  5. Sirva para cada convidado um pedaço de frango e vários dentes de alho. Regue os sucos da bandeja sobre tudo. Polvilhe com salsa picada ou manjericão, se desejar.
Imprimir
Adicionar aos favoritos