Nos dias de quarentena, o que mais fizemos foi cozinhar!
E a procura por doces que aquecem o coração aumentou.
O que dizer de banana e doce de leite, tentação pura!
Então aí vai uma receita que busquei na internet, no site Panelinha, que adoro, e deu muito certo!
[purerecipe]
Ingredients
PARA A MASSA DE BISCOITO
- 3 xícaras de chá Farinha de trigo
- 150 grs Manteiga gelada em cubos
- 1 xícara Açúcar
- 2 Ovos
- 1 colher de chá Fermento em pó
- 1/2 xícara de chá Nozes picadas
- 1 pitada Sal
- 1 colher de sopa Açúcar para polvilhar
Para a calda
- 1/2 xícara de chá Água
- 3 colheres de sopa Açúcar
- 1 e 1/2 colher de sopa Rum
- 1 Canela em pau
Para o recheio
- 8 Ovos
- 1 litro Leite
- 1 xícara de chá Açúcar
- 1/2 xícara Amido de milho
- 1 e 1/3 xícara ou uma lata de leite condensado cozido Doce de leite
- 8 Bananas nanicas
PAra a cobertura
- 4 Claras
- 1 xícara Açucar
Instructions
- Prepara da massa de biscoito
- Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média).
- Numa tigela grande, misture a farinha, o açúcar, o fermento e o sal. Junte os cubos de manteiga e misture bem com as pontas dos dedos até formar uma farofa.
- Em outra tigela, quebre 1 ovo e junte à farofa. Quebre o outro ovo, utilizando a casca para separar a clara da gema. Junte a gema à farofa e reserve a clara para a finalização. Com as mãos, misture bem os ingredientes até a massa ficar lisa.
- Transfira a massa para uma assadeira grande, de cerca de 40 cm X 30 cm – espalhe e pressione a massa com as mãos para cobrir todo o fundo da assadeira formando uma placa uniforme.
- Bata levemente a clara reservada com um batedor de arame (ou garfo) até espumar. Com uma colher, espalhe a clara batida sobre a massa, polvilhe com as nozes e o açúcar. Com uma espátula (ou faca), corte a massa ao meio no sentido do largura para formar as 2 camadas de biscoito do pavê – se necessário, utilize o fundo do refratário do pavê como molde.
- Leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos até dourar. Retire do forno e deixe esfriar antes de desenformar.
- Para a calda
- Numa panela pequena, misture o açúcar com a água. Junte canela leve ao fogo médio para cozinhar até o açúcar dissolver e formar uma calda rala. Misture o rum, desligue o fogo e reserve.
- Para o recheio
- Numa tigela pequena quebre um ovo de cada vez, separando as claras das gemas. Reserve as 8 gemas numa tigela para o preparo do creme. Em outra tigela reserve 4 claras para o preparo do merengue – você pode guardar o restante das claras na geladeira para outra receita por dois dias, em pote bem fechado.
- Junte o amido de milho e metade do açúcar às gemas e misture bem com um batedor de arame até ficar liso. Coloque o leite e o restante do açúcar numa panela média e leve ao fogo médio. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e acrescente, aos poucos (de concha em concha), metade do leite quente à mistura de gemas, mexendo bem com o batedor a cada adição – esse processo chamado temperagem evita que as gemas cozinhem.
- Volte a mistura de leite e gemas para a panela em fogo baixo e mexa com o batedor por cerca de 3 minutos até engrossar. Desligue o fogo, transfira o creme de gemas para uma tigela e deixe amornar – ele não pode estar quente na hora de montar o pavê. Enquanto isso, na mesma panela (nem precisa lavar!), prepare o doce de banana.
- Descasque, corte a banana em rodelas e transfira para a panela. Leve ao fogo médio e mexa por 5 minutos até as rodelas desmancharem – a ideia não é formar uma pasta, mas preparar um doce rústico, com pedaços. Junte doce de leite e misture por 3 minutos para aquecer e incorporar. Transfira o doce de banana para uma tigela e deixe amornar antes de montar o pavê.
- Para a montagem
- Num refratário grande, de cerca de 30 x 20 cm (ou 2,5 litros de capacidade) espalhe ⅓ do creme de gemas. Cubra com uma das placas de biscoito e regue com metade da calda. Espalhe metade do doce de banana sobre o biscoito e cubra com mais ⅓ de creme. Repita até completar o refratário (no total, serão 3 camadas de creme de gemas, 2 de doce de banana e 2 de biscoito).
- Leve para a geladeira e deixe esfriar por pelo menos 2 horas antes de servir – quanto mais tempo na geladeira mais gostoso o pavê fica, se preferir monte o pavê no dia anterior e cubra com o merengue na hora de servir.
- Para a cobertura
- Leve uma panela pequena com água ao fogo médio – ela vai servir de base para o banho-maria.
- Numa tigela de vidro refratário (ou inox), coloque as 4 claras reservadas e o açúcar. Encaixe a tigela na panela com água e mexa com o batedor de arame, por 4 minutos – para ter certeza de que está no ponto, com uma colher retire uma porção da mistura e com a ponta dos dedos verifique se as claras estão aquecidas e sem grãozinhos de açúcar.
- Transfira para a batedeira e bata em velocidade alta por cerca de 10 minutos, até formar um merengue.
DICA IMPORTANTE
- A receita de pavê pode ser feita em etapas.
- O biscoito permanece crocante por 5 dias bem embalado em filme (ou saco hermético) e os cremes podem ser mantidos na geladeira por até 3 dias, cobertos com filme.
- O pavê pode ser montado no dia anterior, ele fica ainda mais gostoso.
- Prepare apenas o merengue no dia de servir.